João Filqueiras Lima, técnico e artista, surgiu na hora certa:
era o elemento que estava faltando para preencher a grave
lacuna no desenvolvimento da nossa arquitetura. Arquiteto
de sensibilidade artística inata mas fundamentalmente voltado
para a tecnologia construtiva do “pré-moldado”, enfrenta
e resolve de forma racional, econômica e com apurado teor
arquitetônico os mais variados e complexos desafios que o
mundo social moderno programa impõe.
Lúcio Costa São Paulo out/dez de 1985
Lúcio Costa São Paulo out/dez de 1985
A minha é uma história profissional das mais peculiares. Pode parecer incrível, mas não há nada no início da minha biografia indicando que um dia eu ia me tornar arquiteto. Na verdade, quase cheguei a me tornar um músico. O que houve foram coincidências ao longo dos anos que me ajudaram a seguir certos caminhos, a melhorar, por pura casualidade. Por que fui para Brasília? Por que fiquei amigo de Oscar Niemeyer? São coincidências, não são conquistas. Aconteceu comigo como poderia acontecer com qualquer outra pessoa. Se não fossem essas coincidências não teria feito nada do que fiz. Minha vida profissional se deve a uma sucessão de acasos.
João da Gama Filgueiras Lima, 2004
João da Gama Filgueiras Lima, 2004
Gosto de falar dos amigos e, quando se trata de um velho e querido companheiro como Lelé, mais ainda.
Lembro-me com saudades, daqueles tempos em que na Nova Capital juntos vivemos, do trabalho a nos ocupar dia e noite, e nós a resistir a solidão implacável, rindo, abraçados como se a vida fosse apenas um passeio. (...)
Recordo-me de uma conversa que tive no Instituto dos Arquitetos do Rio de Janeiro, e de como não me contive quando o assunto de hospital foi abordado: “Hoje, quem quiser projetar um hospital atualizado, tem, antes, de conversar com Lelé”.
Era o que eu tinha dizer sobre esse colega, grande mestre da arquitetura, mas tão humano e modesto que ainda encontra tempo para ver os amigos, bater papo, tocar seus sambas, pois, como eu, deve saber que tudo isso é muito mais importante que a arquitetura.
Oscar Niemeyer, setembro, 1999
Oscar Niemeyer, setembro, 1999